Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Força Aérea Brasileira começa a operar caças suecos F-39 Gripen

Aeronaves integrarão serviço de defesa aérea brasileira, com a missão de interceptar intrusos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) passou a operar os primeiros 4 caças suecos F-39 Gripen, desenvolvidos em parceria com a empresa sueca Saab. Eles estão em atividade na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Em 2014, foram compradas 36 aeronaves suecas, que custaram cerca de R$ 20 bilhões ao país, estima-se que o restante deve ser entregue até 2027. Os novos caças integrarão O Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), com a missão de interceptar intrusos em Brasília, tarefa atualmente desempenhada por aviões comprados na década de 70.

Foto: DivulgaçãoF-39 Gripen começa a integrar Força Aérea Brasileira
F-39 Gripen começa a integrar Força Aérea Brasileira

Conhecidos pela eficiência, baixo custo operacional e capacidade tecnológica avançada. Cada caça tem 4,5 metros de altura e 14 metros de comprimento. O F-39 pode chegar à velocidade de 2,4 mil quilômetros por hora.

Para especialistas, tal aquisição representa um salto tecnológico para a FAB. O contrato também estipula a transferência da tecnologia para o Brasil, em um programa de treinamento de 10 anos. Cada unidade do Gripen é produzida em 2 anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.