Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Médico José Noronha dá dicas de como se prevenir do coronavírus

De acordo com o infectologista, a doença pode ser assintomática, evoluir para uma gripe ou pneumonia chegando a uma síndrome respiratória aguda grave que é o pior espectro da doença.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, José Noronha, divulgou nesta sexta-feira (13), orientações de como aos piauienses podem detectar os sintomas do novo coronavírus e agir em caso de um possível contágio.

Segundo o médico, o vírus é transmitido por meio de gotículas que são produzidas pela pessoa através do espirro, tosse e escarro e acabam chegando até as mãos da pessoa infectada que ao cumprimentar outra pessoa pode transmitir a doença.

“Ao chegar nas mãos, o vírus pode se propagar mais rápido. A pessoa pega na mão de outra, ou pegando em superfícies com alto contado populacional como maçanetas de portas, corrimãos de lojas, ruas e de ônibus. Para evitar o contágio, temos que lavar sempre as mãos com água e sabão de forma correta, usar lenços descartáveis, se possível se distanciar de pessoas gripadas e higienizar as mão com álcool em gel”, explicou o diretor.

Ainda de acordo com o infectologista, a doença pode ser assintomática, evoluir para uma gripe ou pneumonia chegando a uma síndrome respiratória aguda grave que é o pior espectro da doença. “Esse último estágio é o que mata na doença. Mas nós estamos preparados, já sabemos como agir, como tratar e quais equipamentos usar. Temos UTIs preparadas e outras sendo disponibilizadas para possíveis doentes”, finalizou o médico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.