Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Florentino diz que 56 pessoas estão na UTI com suspeita de covid-19

"As 56 pessoas que estão hoje na UTI são pessoas com síndrome respiratória grave e que os exames, como a tomografia, indicam uma grande suspeita que é um caso de covid", afirmou o secretário

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, explicou nessa segunda-feira (13) em entrevista ao GP1 que existem 56 leitos de UTI ocupados no Piauí com pessoas com síndrome respiratória grave. Segundo Florentino, essas pessoas estão com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, a covid-19 e aguardam o resultado de exames.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na noite de domingo (12) apontou que o estado possui 51 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que desses casos existem 7 óbitos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

“As 56 pessoas que estão hoje na UTI são pessoas com síndrome respiratória grave e que os exames, como a tomografia, indicam uma grande suspeita que é um caso de covid. No entanto existem alguns casos que na análise a amostra dá inconclusa, ou por algum outro detalhe precisa ser repetido no próximo dia, ou a amostra não chegou no Lacen dentro do horário que pudesse ser dado esse resultado. A realidade hoje são 56 pessoas em leitos de UTI, mas o dado preciso no número de casos confirmados é de 51”, afirmou.

A demanda por leitos de UTI aumentou 200% no Piauí, tanto pelo coronavírus, mas também por pessoas que tiveram complicações com o H1N1 e a Influenza. Todas essas doenças podem causar graves problemas respiratórios.

Curva achatada

O secretário afirmou que acredita que as medidas preventivas que estão sendo tomadas estão dando resultado, já que o Estado ainda não apresenta um grande número de infectados, além disso está permitindo que o estado tenha tempo para aumentar os números de UTIs e se preparar para o combate a doença.

“Temos que ter muita sinceridade com a população. Nós não estamos fora do universo e em todos os lugares no mundo teve crescimento, o que diferencia são as medidas preventivas, que nós tomamos precocemente e estamos vendo que essas medidas estão dando resultado, gerando uma curva mais achatada, e permitindo o sistema de saúde se preparar. O que não queremos é um caos, por isso estamos nos articulando”, destacou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington diz que demanda por leitos de UTI aumentou 200% no Piauí

Sobe para 51 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Brasil tem 1.223 mortes e 22.176 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.