Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gestantes podem realizar exames do pré-natal em 71 UBS de Teresina

As gestantes poderão ter acesso a consultas médicas e exames laboratoriais exigidos durante a gravidez. A marcação de consultas será feita por meio do agente de saúde do bairro.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o atendimento pré-natal pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade de Teresina. Além das unidades básicas a rede municipal de saúde conta com três maternidades para o suporte das futuras mães.

As gestantes poderão ter acesso a consultas médicas e exames laboratoriais exigidos durante a gravidez. A marcação de consultas será feita por meio do agente de saúde do bairro, a fim de diminuir as aglomerações nas unidades de saúde do município.

Caso as UBS nas proximidades da casa da gestante sejam exclusivas para atendimento de síndromes gripais, a grávida será encaminhada para outra unidade próxima para o atendimento do pré-natal. Em caso de urgência, as grávidas serão encaminhadas para maternidades municipais ou para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Em caso de algum sintoma de síndrome gripal, a gestante deve procurar uma UBS exclusiva para o atendimento. Em casos graves, a grávida poderá procurar as maternidades do Buenos Aires, Satélite e Wall Ferraz e caso seja necessária internação com suspeita de Covid-19, a gestante será encaminhada para a maternidade do Promorar.

Grupo de risco

No mês de abril o Ministério da Saúde incluiu grávidas e puérperas no grupo de risco para a Covid-19, tendo em vista que estão mais suscetíveis aos efeitos da doença. Ainda não há estudos que comprovem um perigo maior da covid-19 para as futuras mamães, mas ao incluir as mulheres no grupo de risco, o ministério avaliou a ação de vírus gripais já conhecidos pela comunidade científica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.