Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS inicia marcação de testes da covid-19 por whatsApp em Teresina

O Testa Teresina vai receber mensagens através do WhatsApp, no número 86 9425-1578.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lançou nesta terça-feira (16), um novo canal para fazer o agendamento de teste para a covid-19 nos familiares das pessoas que deram positivo para a doença e moram na mesma residência. O Testa Teresina vai receber mensagens através do WhatsApp, no número 86 9425-1578.

O procedimento visa fazer o isolamento das pessoas positivadas e conter a proliferação do coronavírus. Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS, de mais detalhes sobre a medida.

De acordo com ela, o paciente deve estar registrado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que seja feita notificação. “É importante que esse contato seja feito através do paciente confirmado e que ele esteja notificado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que possamos identificá-lo e realizar a busca ativa dos seus contatos. Ao fazer contato com a FMS, a pessoa vai receber respostas automáticas para realização de um cadastro. O paciente terá um retorno em até 72 horas, quando será feito o agendamento da testagem de seus contatos que moram na mesma casa”, explicou Karoline.

Mais de 2 mil buscas ativas

Até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da Fundação Mundial de Saúde, quando 483 pessoas testaram positivo para a covid-19 através da testagem rápida.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são referência em coronavírus, já foram realizados 5.430 testes rápidos, sendo que 1.532 deram positivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Teresina registra 4.624 casos e 217 mortes por covid-19

Teresina registra queda no número de casos confirmados de covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.