Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Profissionais da Saúde reclamam de jornada exaustiva de trabalho em Teresina

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que nenhum servidor tem carga horária acima do seu trabalho, mesmo em situações em decorrência da pandemia da covid-19.

Profissionais de saúde do setor de patologia, que atuam no Hospital de Campanha do Pedro Balzi, denunciaram ao GP1 que estão sendo submetidos a escalas de trabalho exaustivas, precisando permanecer durante 24 horas ininterruptas, devido à falta de profissionais para revezar a escala de plantão.

Um dos profissionais, que preferiu não se identificar, relatou que os colegas foram contratados para trabalhar 30h por semana.

“O concurso foi para 30 horas semanais e a enfermeira responsável quer colocar os profissionais no plantão de 24 horas para folgar por três dias, obrigando o pessoal aceitar, enquanto no edital não diz isso. Outra sugestão foi fazer uma permuta com outras equipes da Fundação Municipal de Saúde, mas nós fomos contratados para trabalhar no hospital de campanha”, narrou o técnico.

Por conta da situação, os profissionais alegam que é comum não ter pessoal no setor de laboratório Hospital de Campanha do Pedro Balzi, devido a inconsistência na escala de plantão.

O que diz a Fundação Municipal de Saúde

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que nenhum servidor tem carga horária acima do seu trabalho, mesmo em situações em decorrência da pandemia da covid-19. A instituição ainda afirmou que foram sugeridas duas formas de plantões, sendo de 12 horas por dia, folgando dois dias na semana ou 24 horas, folgando 4 dias, assim, com o objetivo de fazer o local funcionar de domingo a domingo enquanto outros técnicos não são convocados.

Confira a nota na íntegra

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que nenhum servidor tem carga horária excessiva de trabalho, mesmo durante a pandemia da COVID-19 busca-se cumprir todas as regras trabalhistas. Aos técnicos de patologia do Hospital de Campanha Pedro Balzi foram sugeridas opções de trabalho para que fossem cumpridas suas 30 horas semanais de forma que atendesse a demanda da gestão da unidade. Que precisa de profissionais o dia todo no local, não apenas em um turno. Eles poderiam escolher entre trabalhar 12 horas (de 7h às 19h) e folgar dois dias, ou trabalhar plantões de 24 horas e folgar 4 dias seguidos (tendo a opção de troca quando precisassem). Sendo que a administração pagará qualquer tipo de plantão extra que ultrapasse as 30 horas semanais dos servidores.

A FMS informa ainda que em breve convocará mais profissionais técnicos em patologia para atuar no Hospital de Campanha Pedro Balzi. No momento a gestão busca opções para manter todos os serviços regulares de domingo a domingo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.