Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Secretário Neris Júnior libera 4ª dose da vacina em adultos no Piauí

Segundo a Sesapi, o público acima de 18 anos está apto a receber a 4ª dose da vacina contra covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anunciou nesta quinta-feira (05), a liberação da quarta dose das vacinas contra a covid-19, para toda a população acima de 18 anos. A liberação foi definida em reunião junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“Sabemos da importância da dose de reforço para aumentar a imunidade de nossa população contra a Covid-19, e acordados com o Cosems liberamos a segunda dose de reforço para a população em geral acima de 18 anos. É preciso ter tomado o primeiro reforço há quatro meses ou mais. O calendário de aplicação ficará a cargo dos municípios, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes”, disse o secretário.

Foto: Divulgação/AscomNeris Júnior
Neris Júnior

Redução do prazo na vacinação infantil

Na oportunidade também ficou acordado com os municípios a redução do intervalo da vacina da Pfizer pediátrica, que seguirá a bula do imunizante, passando de oito semanas para 21 dias. O imunizante está disponibilizado para crianças acima de 05 anos. A Coordenação de Imunização da Sesapi vai encaminhar uma nota técnicas aos municípios com as novas orientações.

“Com esta redução vamos está protegendo nosso público infantil com mais celeridade, uma vez que temos vacinas disponíveis. O intervalo anterior maior só foi estabelecido devido a insuficiência dos imunizantes”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

A Sesapi ainda reforçou o apelo para que as pessoas que ainda faltam receber 3ª e 4ª doses e aos que estão habilitados a tomar a 4ª dose, que procurem os postos de saúde de sua cidade e tomem suas vacinas.

População vacinada

No Piauí, 65,17% da população elegível (acima de 18 anos) já tomou a terceira dose e 18,97% receberam a 4ª dose da vacina, que até a data de hoje estava liberada apenas para os profissionais da saúde e a população acima de 60 anos. O intervalo entre as doses de reforço é de 4 meses após a última aplicação. No estado 591.382 estão atrasadas para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.