A montadora de carros Volkswagen informou nessa terça-feira (27), que vai suspender a produção de carros no Brasil por tempo indeterminado. A empresa disse que o motivo da parada é a “estagnação do mercado” automotivo no país.

A montadora tem, atualmente, três fabricas no país, uma delas na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, no Paraná, as outras duas ficam localizadas no Estado de São Paulo, uma no interior, na cidade de Taubaté e outra em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen anuncia paralisação da produção em 3 fábricas

A decisão da empresa acontece mesmo após a divulgação do programa de incentivo do governo à indústria automotiva. O programa foi divulgado no dia 6 de junho e criou descontos para carros que custam até R$ 120 mil. Segundo a Volkswagen a produção dos automóveis já estava em ritmo lento.

Desde o início deste mês, um dos turnos de trabalho da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o carro T- Cross, já estaria interrompido desde o início do mês de junho, com previsão de durar de dois a cinco meses. O outro turno tem atividade suspensa até sexta-feira (30).

Em Taubaté (SP), a produção está com os dois turnos parados nesta semana. No local são fabricados os carros modelos Polo Track e o novo Polo. E em São Bernardo do Campo, que produz o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, a empresa protocolou férias coletivas para ambos os funcionários dos dois turnos a partir do dia 10 deste mês.