Fechar
GP1

Economia e Negócios

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) convoca mais 48 técnicos

O edital de convocação será autorizado pelo governador Wellington Dias.

Com a incorporação de mais 48 técnicos agrícolas, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) vai dar mais um passo decisivo rumo à etapa seguinte, que é a exclusão do rebanho bovino do Estado da condição de risco desconhecido para a febre aftosa. O edital de convocação será autorizado pelo governador Wellington Dias.

Com esses 48 técnicos, o Estado faz cumprir sua meta de convocar todos os 235 aprovados em concurso promovido. Assim, esses 48 vão se somar aos 120 já chamados. O Governo do Estado vai cumprir todas as etapas desse longo processo que começou ainda em 2003 para emancipação econômica da criação de gado bovino no Estado do Piauí, cujo rebanho está estimado em 1,7 milhão de cabeças.

Para chegar a essa condição, o Piauí avançou várias etapas, segundo explica o diretor da Adapi, José Antônio Filho, ao destacar a decisão do governador Wellington Dias de elaborar um projeto completo que caminha para sua fase final de exclusão do rabanho piauiense da condição de risco desconhecido para a febre aftosa.

O diretor da Adapi lembrou que a convocação desses técnicos atende a uma indicação da auditoria do Ministério da Agricultura que o Piauí vem cumprindo sistematicamente. Para o diretor José Antônio a vacinação é apenas um dos itens a serem cumpridos pela instituição ao destacar que houve a exigência de criação da própria agência de defesa que, hoje, está presente em 156 escritórios distribuídos em todos os pontos do Estado do Piauí.

A Adapi dispõe de um contingente de 400 técnicos incluindo veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais que atuam de maneira direta no acompahamento do rebanho do Estado, nessa etapa de superação das normas que devem ser cumpridas rigorosamente.

O diretor José Antônio Filho esclarece que a vacinação é apenas uma das etapas ao informar que as últimas campanhas já ultrapassaram índice superior aos 80 por cento. Agora a Adapi está fortalecendo sua estrutura física e de pessoal para fazer face às exigências contidas nas normas do Ministério da Agricultura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.