Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bolsonaro diz que o Brasil enfrenta crise hídrica com planejamento

O presidente disse que tem trabalhado para garantir acesso a energia limpa e sustentável aos brasileiros.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 23, que o Governo Federal enfrenta a crise hídrica "com planejamento, seriedade e transparência".

Na quinta-feira, 22, Bolsonaro também pediu à população o uso de escadas em vez de elevador, a redução da potência do aparelho de ar-condicionado e, mais uma vez, o desligamento de ao menos um ponto de luz como forma de reduzir os impactos da crise que ameaça o pleno abastecimento nacional de eletricidade.

O presidente declarou ainda, durante o painel, que tem trabalhado para garantir acesso a energia limpa e sustentável a todos brasileiros. "Brasil já é líder em prover acesso a eletricidade com praticamente 99% da população contemplada. Agora, estamos agora avançando para 100% com o programa mais luz para Amazônia", disse.

Bolsonaro afirmou também que o Brasil é um exemplo para o mundo em transição energética e tem, de longe, a matriz energética mais limpa do planeta.

"Nosso País tem longa experiência na promoção de soluções energéticas sustentáveis, a começar pela bioenergia, em que somos referência mundial", disse. "Na transição energética global, para qual temos dado contribuição significativa como país, não há receita única. [..] É um processo que inclui fontes como bioenergia, hidreletricidade, nuclear, solar e eólica, além de fontes de mais baixo carbono como gás natural. Inclui, também, digitalização de sistemas, eficiência energética ou novas tecnologias, como o hidrogênio, que vem se consolidando rapidamente no Brasil", acrescentou.

Ele declarou ainda que está comprometido com a descarbonização dos transportes e em ampliar a geração de energia para as necessidades de desenvolvimento nacional. "Assumimos o compromisso de reduzir voluntariamente 620 milhões de toneladas de emissões de carbono em 10 anos, considerando apenas o setor de combustíveis de transportes. Cumpriremos essa meta", destacou. "No Brasil, sabemos que a transição energética é possível, sabemos também tratar-se de enorme oportunidade."

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.