Fechar
GP1

Economia e Negócios

Serasa registra 3 milhões de tentativas de fraudes contra consumidor

Levantamento conta apenas os primeiros 9 meses do ano, maioria das vítimas tem entre 36 e 50 anos.

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas mais de 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor, segundo indicador da Serasa Experian. O levantamento representa uma tentativa a cada oito segundos.

Em primeiro lugar estão as fraudes relacionadas com o segmento de bancos e cartões, que registraram 1,7 milhão de tentativas. No segundo lugar é o segmento financeiro que registrou total de 528 mil tentativas nos últimos 9 meses, seguido pelo setor de serviços, com 457 mil. Em penúltimo e último lugar. respectivamente, está o varejo, com 254 mil, e telefonia, com 79 mil.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1cpf
cpf

São Paulo lidera o ranking dos estados brasileiros, com cerca de 934 mil tentativas de fraudes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 331 mil e Minas Gerais, com 263 mil. Os últimos lugares são do Acre, com 8.432, do Amapá com 8.363 e Roraima, com 5.891.

A população mais atingida tem entre 36 e 50 anos, que totalizaram 1,1 milhão de tentativas de golpe. Pessoas acima de 60 anos apresentaram o menor indicativo, contabilizando 334 mil tentativas de fraudes.

De acordo com a Serasa, para evitar esses golpes é necessário que o consumidor só inclua dados pessoais e de cartão em sites seguros. Também é preciso tomar cuidado com links e arquivos compartilhados, que podem acabar contaminando o aparelho com vírus.

“Desconfie de ofertas com preços muito baixos. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas desconhecidas para tentar invadir o seu computador”, recomendou a Serasa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.