Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE registra queda dos preços pelo segundo mês seguido no Brasil

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o segundo mês de queda dos preços em agosto. A deflação ficou em 0,36%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira (09).

Segundo o IBGE, o desempenho do mês de agosto do IPCA ocorreu em meio a “continuidade da queda nos preços dos combustíveis”. Em julho, o indicador ficou negativo em 0,68%. Com isso, o índice acumula alta de 4,39% ao longo de 2022.

No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado é a alta de 8,37%. Ou seja: 1,34 ponto porcentual menos que os 10,07% em igual intervalo um ano antes. “Em agosto de 2021, a variação havia sido de 0,87%”, informa o instituto.

O melhor resultado entre os novos segmentos analisados pelo IBGE foi na área de transportes e comunicação, com as quedas de preços de 0,72% e 0,06%, respectivamente.

Já o setor de saúde e cuidados pessoais teve o pior resultado com alta de 0,17%, seguido de vestuário com alta de 0,08%. Nos demais itens não houve elevação maior que 0,05%.

A maior parte das capitais analisadas pelo IBGE na pesquisa do IPCA apresentaram queda nos preços, sendo que o destaque ficou para Belo Horizonte, com deflação de 1,25%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.