Fechar
GP1

Economia e Negócios

Shopee fecha na Argentina e reduz operações na América Latina

No Brasil não haverá redução na operação, porém, uma nova taxa sobre a venda será cobrada dos parceiros.

Com prejuízo acima do esperado no segundo trimestre, a Sea Limited, dona da Shopee, anunciou que vai encerrar as atividades na Argentina e reduzir suas funções no México, Colômbia e Chile. As informações são do jornal Valor Econômico.

No Brasil não haverá redução na operação, porém, uma nova taxa sobre a venda será cobrada dos parceiros que usam a plataforma. Com isso, a taxa de uso será de 20%, índice que a Shopee espera melhorar no Brasil.

No México, na Colômbia e no Chile, a companhia demitirá a maior parte dos funcionários e passará a vender produtos de lojistas estrangeiros, e não vai mais atuar com vendedores locais. De acordo com a Agência Reuters, a Shopee enviou comunicado aos empregados em que citou a “elevada incerteza econômica” para justificar a decisão.

De acordo com a Shopee, a atividade nesses países estava em fase inicial e, na Argentina, a operação era um piloto. Em março, o grupo já encerrou as atividades na França e na Índia. De maneira geral, o comércio on-line desacelerou o ritmo neste ano e nos mercados onde permanece, a Shopee deve aumentar a taxas dos lojistas, como fez no Brasil, para fazer frente aos custos operacionais.

Analistas acreditam que a Shopee, entre 2020 e 2021, subsidiava mais seus clientes e lojistas no Brasil, para tentar ganhar mercado, mas isso foi sendo revisto gradualmente no cenário de crise. De acordo com o Valor, as grandes plataformas do país, como Americanas, Magazine Luiza e Via, pioraram as condições aos lojistas e aos clientes a partir do fim de 2021, para repassar custos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.