Fechar
GP1

Economia e Negócios

Crise econômica faz dólar ultrapassar mil pesos na Argentina

Isso ocorre a menos de duas semanas das eleições presidenciais, aumentando a tensão no país.

A crise econômica e cambial na Argentina se intensificou nesta terça-feira (10), com o dólar paralelo, também conhecido como dólar “blue”, atingindo um recorde de 1.035 pesos, segundo o jornal Clarin.

Isso ocorre a menos de duas semanas das eleições presidenciais, aumentando a tensão no país. O valor é 90 pesos acima do preço de fechamento de segunda-feira (9), e os argentinos estão trocando rapidamente seus pesos por dólares, temendo a desvalorização da moeda nacional.

Na segunda-feira, a corrida cambial se intensificou ainda mais, com o dólar “blue” aumentando 65 pesos, quase o equivalente à variação de 70 pesos que sofreu durante todo o mês de setembro.

O Banco Central argentino emitiu um comunicado para tranquilizar a população e destacou que “o sistema financeiro argentino apresenta uma sólida situação de solvência, capitalização, liquidez e aprovisionamento”.

A política monetária desenvolvida pelo Banco Central busca manter o poder aquisitivo das economias através da remuneração de rendas fixas, cuja taxa é definida mensalmente ou são atualizados pela inflação, mais uma remuneração de 1%, segundo o texto do comunicado.

Por fim, o Banco Central ressaltou que “a economia dos argentinos depositada no sistema financeiro está protegida por um seguro de depósito e pelo papel do Banco Central que atua como credor de última instância”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.