Fechar
GP1

Economia e Negócios

Argentina sofre escassez de gasolina e falta de dólares

Motoristas sofrem com longas filas e postos fechados, enquanto navios-tanque ficam parados no mar.

A Argentina enfrenta uma grave crise de abastecimento de gasolina, causada pela falta de dólares para pagar os fornecedores estrangeiros. Os motoristas sofrem com longas filas e postos fechados, enquanto navios-tanque ficam parados no mar à espera de receber o pagamento para entregar o combustível.

O banco central da Argentina está com baixa reserva de dólares e uma inflação próxima dos 140% ao ano. O dólar paralelo bate recordes frequentes, desestimulando as exportações e aumentando a demanda por importações.

A Argentina depende da importação de 6% de seu fornecimento de gasolina para automóveis. A estatal YPF é a principal responsável pelo abastecimento de combustíveis no país.

Segundo a Bloomberg, a empresa tem três navios-tanque esperando com gasolina e diesel, mas não pode descarregar o combustível até que os fornecedores, os estrangeiros BP e Gunvor, sejam remunerados. Dois dos três navios, o Pacific Blue e o NCC Nasma, estão ancorados no Rio da Prata, perto do lado uruguaio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.