Fechar
GP1

Economia e Negócios

Dez cidades concentram mais de 60% do PIB do Piauí, diz Seplan

Relatório da CEPRO/Seplan destacou o crescente protagonismo econômico de municípios menores.

O Governo do Estado do Piauí divulgou, nesta sexta-feira (15), que o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios piauienses apresentou uma descentralização significativa. Dez municípios, que representam apenas 4,5% do total, concentraram 60,3% da riqueza estadual e 40,7% da população. Teresina, a capital, contribuiu sozinha com 37,3% do PIB estadual.

O relatório, apresentado pelos diretores da CEPRO/Seplan no auditório do IBGE, destacou o crescente protagonismo econômico de municípios menores. A cidade que mais se destacou foi Queimada Nova, que registrou um aumento de 111,9% em seu PIB, alcançando R$ 253,485 milhões.

Outros municípios que se destacaram foram Dom Inocêncio, com crescimento de 71,1%, Simões com 52,5%, Lagoa do Barro com 52,1% e Ilha Grande com 49,6%. Esses municípios foram impulsionados principalmente pelo setor industrial, com ênfase na produção de energias renováveis, como a eólica e a solar.

No último mês de novembro, a CEPRO/Seplan, em parceria com o IBGE, divulgou as Contas Regionais e do PIB estadual de 2021. Foi destacado que o PIB do Piauí apresentou o maior crescimento acumulado do Nordeste na série histórica (2002 a 2021) e o segundo maior crescimento percentual no PIB per capita do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.