Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central eleva previsão de alta do PIB para 3%

Relatório também apresentou uma projeção de crescimento de 1,7% para o Produto Interno Bruto.

O Banco Central do Brasil elevou sua previsão de crescimento econômico para 2023 de 2,9% para 3%, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado recentemente. O relatório também apresentou uma projeção de crescimento de 1,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, uma ligeira queda em relação à previsão anterior de 1,8%.

A probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior da meta de 4,75% foi fortemente revisada para baixo, de 67% em setembro para 17% agora. Essa mudança reflete uma melhora significativa nas expectativas de inflação para o ano corrente.

As projeções do Banco Central para o crescimento econômico agora estão alinhadas com as estimativas do governo para 2023. No entanto, o Banco Central é menos otimista para 2024, prevendo um crescimento de 1,7%, enquanto o Ministério da Fazenda espera um crescimento de 2,2%.

Os dados da atividade econômica foram positivos este ano, mas já indicam uma desaceleração. Isso se deve aos efeitos da política monetária contracionista implementada pelo Banco Central para controlar a inflação.

O relatório confirmou a perspectiva de desaceleração da atividade econômica, embora o crescimento do PIB no terceiro trimestre tenha sido ligeiramente maior do que o esperado.

A revisão para baixo em 2024 reflete uma queda nas estimativas para a agropecuária e a indústria, bem como previsões mais fracas para o consumo do governo e os investimentos. Essas quedas não foram totalmente compensadas por melhores previsões para o setor de serviços, as importações e o consumo das famílias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.