Fechar
GP1

Economia e Negócios

Região Nordeste deverá receber recorde de investimentos imobiliários em 2023

A construtora MRV prevê o lançamento de mais de 6 mil apartamentos na região ainda no 1º semestre.

Importante vetor de crescimento para a construção civil, o Nordeste é a região com maior intenção de compra de imóveis do mercado nacional. É o que revelou a pesquisa do último ano feita pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Os dados ainda demonstram que quatro em cada dez moradores dos estados do Nordeste estão em busca de um novo imóvel para investir, sair do aluguel ou adquirir, de fato, uma nova moradia.

Mesmo com análises do mercado financeiro, que indicaram instabilidade em 2022, as mudanças nas regras do programa Minha Casa Minha Vida – antigo Casa Verde Amarela, tornaram os negócios imobiliários mais atrativos. Além de aumentar os prazos de financiamento e subsídios, o governo federal aumentou o período máximo de financiamento feito pela Caixa Econômica Federal permitindo, assim, a redução no valor da prestação.

Segundo Alessandro Almeida, Diretor Comercial da MRV, empresa do grupo MRV&CO, quase 50% da população nordestina opta por adquirir apartamentos em vez de casas. "Notamos que o nordestino tem um perfil de consumidor que preza muito pela segurança, comodidade e boa localização quando busca um imóvel. A MRV se consolidou na região por oferecer os três benefícios em seus imóveis, além dos preços mais acessíveis", afirma.

Expectativas no Piauí

O último ano terminou com saldo positivo para o mercado imobiliário do Nordeste, especialmente na região de Teresina, no Piauí. A MRV anunciou um crescimento de 37% em suas vendas e 20% em lançamentos no estado. Para Gustavo Andrade, gestor de vendas da MRV no Piauí, o mercado de construção civil no estado está "a pleno vapor". "Em 2023, a MRV consolida a sua plataforma habitacional em Teresina. Para este ano estamos com a previsão de lançar mais de 1.500 unidades habitacionais na cidade em diferentes regiões. Hoje, 1 a cada 320 piauienses mora em um empreendimento MRV, porque temos esse compromisso de reduzir o déficit habitacional brasileiro".

A empresa tem altas expectativas para 2023, com previsão de lançar 17 novos empreendimentos no Nordeste que, totalizando, somarão por volta de 6300 unidades, ainda no primeiro semestre de 2023. "Acreditamos em um cenário ainda mais favorável para o mercado imobiliário neste ano, com o novo Minha Casa Minha Vida, as novas taxas de juros e a promoção de uma oferta maior de lançamentos", afirma Gustavo. "Recentemente lançamos Terrazzo Firenze, com localização privilegiada na região centro norte de Teresina e financiamento por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. É um empreendimento de fácil acesso, ótima mobilidade e com uma ampla estrutura comercial, escolas e instituições de ensino que vão tornar o dia a dia do condômino mais prático", completa o gestor de vendas da MRV.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.