Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bandeira verde: outubro não terá cobrança extra na conta de luz

O cenário positivo está relacionado aos custos mais baixos de geração de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 29 de setembro, que a bandeira tarifária para o mês de outubro será verde, o que significa que os consumidores de energia elétrica em todo o Brasil não terão custos extras em suas contas de luz. Essa notícia é resultado das condições favoráveis de geração hidrelétrica que persistem no país, mantendo a bandeira verde desde abril do ano passado.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o cenário positivo está relacionado aos custos mais baixos de geração de energia. "A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do País", explicou Feitosa.

A bandeira verde é uma sinalização importante para os consumidores, pois indica que não há a necessidade de acionar mecanismos que encareçam a conta de energia, como as bandeiras amarela ou vermelha. Com isso, os brasileiros podem contar com uma tarifa mais estável e previsível durante o mês de outubro.

A Aneel, responsável por regular o setor elétrico no país, monitora constantemente as condições de geração de energia e atualiza suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias. Com base nos dados até o momento, existe a expectativa de que a bandeira verde continue em vigor até o final do ano, o que é uma excelente notícia para os consumidores.

É importante destacar que a bandeira verde é aplicada a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a rede de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores em todo o Brasil. Roraima é a única unidade federativa que não está integrada ao SIN.

Além de garantir uma conta de energia mais acessível para os brasileiros, a manutenção da bandeira verde também reflete o compromisso do país com fontes de energia limpa e renovável, como a hidrelétrica, e a expansão das usinas eólicas e solares, que desempenham um papel fundamental na matriz energética nacional.

Portanto, os consumidores podem aproveitar o mês de outubro com a tranquilidade de saber que suas contas de energia elétrica permanecerão sem custos extras, graças às condições favoráveis de geração de energia que o Brasil vem desfrutando.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.