Fechar
GP1

Economia e Negócios

Conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em 2024, diz Aneel

A informação foi divulgada pela agência nesta terça-feira, 23 de janeiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima um aumento médio de 5,6% na conta de luz dos brasileiros para o ano de 2024, conforme indicado em sua projeção recente, ultrapassando a inflação projetada de 3,87% pelos economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 23 de janeiro.

Em 2023, a Aneel havia previsto um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras, mas o aumento real foi de 5,9%.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Conta de energia
Conta de energia

Veja três fatores principais que contribuem para esse aumento na conta de luz:

I. Energia contratada no mercado cativo: refere-se ao cenário em que o consumidor não tem a opção de escolher o fornecedor de energia e é obrigado a adquiri-la da distribuidora local;

II. Expansão da rede de transmissão: o crescimento e desenvolvimento da infraestrutura de transmissão de energia influenciam os custos, refletindo no aumento das tarifas;

III. Conta de subsídios: este componente, que tem crescido nos últimos anos, adiciona custos adicionais à conta de luz. Os subsídios são medidas governamentais ou setoriais que impactam diretamente nos custos da energia elétrica.

A Aneel realiza ajustes anuais nas tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras na data de "aniversário" da concessão. Esses reajustes consideram diversos fatores, como o custo da geração e transmissão de energia, encargos setoriais, custos operacionais das distribuidoras e a inflação no período.

Assim, os consumidores podem esperar um aumento na conta de luz em 2024, impulsionado por esses fatores que compõem o cenário energético e regulatório do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.