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Economia e Negócios

Faturamento do varejo cresceu 7,7% no Carnaval, diz Cielo

Segundo levantamento, o segmento de mercados foi o mais beneficiado com o feriado prolongado de festas.

O Carnaval de 2024 foi um período de prosperidade para o varejo brasileiro, com um aumento de 7,7% nas receitas de vendas em comparação com o mesmo período festivo de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As cidades que mais se destacaram foram Salvador, com crescimento de 8,4%, Rio de Janeiro, com uma aceleração de 8,3%, Florianópolis, com 7,7% e Belo Horizonte, com 6%.

O segmento de mercados foi o mais beneficiado com o feriado prolongado de festas, apresentando alta de mais de 11%, puxado pela cidade do Rio de Janeiro, com uma variação positiva de 11,8%. Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, atribuiu esse resultado à inflação de janeiro, que avançou 0,42%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e ao fato de que em 2024 o Carnaval foi comemorado mais para o começo do mês, período em que o salário ainda não foi completamente gasto pelas pessoas.

No entanto, nem todos os setores tiveram o mesmo desempenho. Recife, por exemplo, teve um aumento no varejo de 4,5%, mas enfrentou uma retração no setor de supermercados e hipermercados, o único lugar onde o segmento apresentou uma queda, com uma diminuição de 5,8%.

Outros segmentos que se destacaram durante o Carnaval foram os de Recreação e Lazer, com um avanço de 7,4%, e Turismo e Transporte, com 4,4%. Já o faturamento de Alimentação, que engloba bares e restaurantes, teve um crescimento do faturamento menor, de 0,9%.

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