Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de grãos do Piauí deve sofrer queda de 7,5%, diz IBGE

Dados são da pesquisa foram apontados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

Está prevista uma queda de 7,5% em 2024 na produção de grãos no Piauí, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE. A queda vem após sete anos consecutivos de safras recordes, com a produção deste ano estimada em 5,96 milhões de toneladas, uma redução de cerca de 483 mil toneladas em relação à produção de 6,44 milhões de toneladas em 2023.

O milho deve ser o produto com a maior queda na produção de grãos em 2024, com uma redução de 30,55%, o que representa cerca de 842 mil toneladas a menos. A safra de milho de 2023 foi de 2,75 milhões de toneladas e a previsão para 2024 é de cerca de 1,91 milhão de toneladas. Outros produtos que devem apresentar queda na safra em 2024 são o sorgo e o arroz.

As irregularidades das chuvas, especialmente, no período de plantio na região do cerrado, impactaram as áreas de cultivo das principais culturas do estado, prejudicando o calendário de plantio planejado pelos produtores agrícolas. A cultura do milho foi a mais afetada, com uma redução na produção de 30,55% em relação ao que foi obtido em 2023.

O IBGE destaca que o cultivo do milho “safrinha” ocorre em áreas colhidas de outras culturas na mesma safra, aproveitando a extensão do período chuvoso. No entanto, com o atraso no plantio da soja, segundo os produtores consultados, não houve condições adequadas, considerando-se o calendário agrícola, para a manutenção das áreas tradicionalmente cultivadas com o milho “safrinha”.

Em relação à queda na produção de arroz, a cultura do arroz, que há algum tempo já tem sua área de plantio reduzida no estado do Piauí, tem reduzido ainda mais sua colheita devido à dificuldade na disponibilidade de água para a manutenção dessa cultura no estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.