Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção da castanha de caju no Piauí pode crescer 40%, diz IBGE

Segundo IBGE, se confirmada, a produção de castanha de caju será a segunda maior na série histórica.

A produção de castanha de caju no Piauí tem uma expectativa de crescimento de 40% em 2024, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE. A safra deve saltar das 20,9 mil toneladas produzidas em 2023 para cerca de 29,4 mil toneladas em 2024. Este aumento é esperado para se consolidar na colheita no segundo semestre do ano, desde que se mantenham condições climáticas favoráveis e não ocorram pragas.

Conforme o IBGE, se confirmada, a produção de 29,4 mil toneladas de castanha de caju será a segunda maior na série histórica do produto desde 2011. Naquele ano, a produção atingiu 45,7 mil toneladas, com uma área plantada de cerca de 171 mil hectares. Em 2024, os produtores informam uma área plantada não superior a 76 mil hectares, uma redução que se deve ao envelhecimento dos pomares sem a devida reposição de mudas.

Foto: Alef Leão/GP1Castanha
Castanha

Além da castanha de caju, outras culturas permanentes no Piauí também merecem destaque. A produção de banana, por exemplo, tem um prognóstico de safra de 49,9 mil toneladas para 2024, o que representa uma redução de cerca de 5 mil toneladas (-10,17%) em relação ao ano anterior. Essa redução se deve a produtores que tinham suas atividades em perímetros irrigados e desistiram do cultivo, tendo inclusive que erradicar totalmente seu plantio.

No que diz respeito às culturas temporárias de longa duração no Piauí, a mandioca destinada à industrialização tem uma expectativa de produção para 2024 da ordem de 534,8 mil toneladas. Isso representa um aumento na produção de cerca de 45 mil toneladas (+9,24%) em relação ao ano anterior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.