Fechar
GP1

Eleições 2026

Recursos recebidos para campanhas devem ser informados à Justiça Eleitoral em 72 horas

A medida faz parte das regras de prestação de contas dos candidatos nas eleições gerais de 2026.

Os partidos políticos, as candidatas e os candidatos deverão informar à Justiça Eleitoral os recursos financeiros recebidos para o financiamento das campanhas eleitorais. As informações deverão ser enviadas em até 72 horas após o recebimento dos valores, para divulgação na internet.

A medida integra as regras de prestação de contas das eleições gerais de 2026 e tem como objetivo garantir transparência aos recursos arrecadados durante o período eleitoral.

Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

Contratação de despesas

Outra regra que passa a valer é a possibilidade de partidos políticos, candidatas e candidatos contratarem despesas para preparação das campanhas e instalação física e virtual de comitês após a realização das convenções para a escolha das candidaturas, desde que os contratos sejam formalizados.

O desembolso financeiro, porém, só poderá ocorrer após a obtenção do número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), abertura de conta bancária específica para movimentação financeira da campanha e emissão dos recibos eleitorais.

As regras estão previstas na Resolução do TSE nº 23.607/2019 e na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.