Fechar
GP1

Entretenimento

Aprenda a fazer panetone tradicional

A receita rende cinco unidades.

O panetone é uma comida bastante típica no natal. Com uvas passas e frutras cristalizadas, a receita tradicional é bem saborosa e simples de fazer. Segundo a Casa e Comida, a receita rende cinco unidades e leva 40 minutos mais 3h de descanso.

Imagem: Elisa Correa/Editora GloboA receita rende cinco unidades (Imagem:Elisa Correa/Editora Globo)A receita rende cinco unidades 

Ingredientes


200 g de açúcar refinado;

20 g de leite em pó;

20 g de fermento biológico seco;

20 g de lecitina de soja líquida (à venda em lojas de produtos para confeitaria ou de produtos naturais);

500 g de água;

10 g de essência de panetone (à venda em lojas de produtos para confeitaria);

160 g de gemas pasteurizadas;

200 g de manteiga, mais um pouco para besuntar a massa;

10 g de sal;

400 g de frutas cristalizadas;

200 g de uvas-passas pretas.

Modo de fazer


Coloque 200 g de farinha de trigo, todo o fermento seco e 200 g de água em uma tigela. Misture tudo e deixe a massa descansar por 30 minutos (essa massa inicial é conhecida como esponja).

Passados os 30 minutos, acrescente à esponja o restante da farinha de trigo, a água e o restante dos ingredientes, menos as frutas
cristalizadas e as uvas-passas.

Na tigela da batedeira, ou em uma superfície levemente enfarinhada, sove a massa até que ela fique lisa e homogênea. Acrescente as frutas cristalizadas e as passas. Sove até que as frutas estejam bem incorporadas à massa. Deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa em cinco porções, faça bolotas e coloque-as em fôrmas para panetone. Deixe fermentar por aproximadamente 2 horas.

Preaqueça o forno a 170ºC, faça um corte em x na superfície de cada massa e besunte o topo comum pouco de manteiga. Asse por aproximadamente 40 minutos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.