O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou nas redes sociais que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes e seis países diferentes. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (04) após reunião com o conselho da FIFA.

Segundo Domínguez, a estreia do torneio será no Uruguai, em homenagem à primeira edição em 1930, e a primeira rodada seguirá na Argentina e no Paraguai. Em seguida, os demais jogos ocorrerão na Espanha, Portugal e Marrocos.

“A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes”, disse o presidente da Conmebol.

A decisão garante automaticamente os seis países na competição. A Copa do Mundo de 2030 será disputada por 48 seleções e terá 104 jogos. A escolha também mostra a aproximação da Conmebol e da Uefa nos últimos anos, que também criaram torneios como a Finalíssima, que reúne o campeão da Copa América contra o da Eurocopa.