Donald Trump assinou uma ordem que encerrou as décadas de sanções contra a Síria. Por meio de um comunicado divulgado nesta segunda-feira (30), a Casa Branca informou que a maioria das sanções contra o país, agora comandado por Ahmed al-Sharaa, foram encerradas. Contudo, as retaliações contra antigos aliados do regime de Bashar al-Assad, incluindo o ex-presidente sírio, continuam em vigor.

O presidente republicano ordenou ainda que a Síria não fosse mais classificado como um Estado Patrocinador do Terrorismo, além da remoção do atual presidente do país, Ahmed al-Sharaa, e o grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) da lista de Terroristas Globais Especialmente Designados. Para Trump, o gesto busca dar ao novo governo sírio uma “chance de grandeza”.

Foto: Reprodução/Instagram
Donald Trump

A ação do governo norte-americano aconteceu após a queda de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, quando rebeldes prometem mudanças significativas para a Síria e o líder da ofensiva contra o regime Assad, Ahmed al-Sharaa, prometeu um governo menos truculento do que o anterior.

Ahmed al-Sharaa tem buscado apoio internacional para a reconstrução do país, assim, os Estados Unidos, bem como outros países da União Europeia (UE) se aproximaram do novo governo da Síria. Em maio, Trump se reuniu com o gestor na Arábia Saudita, quando o presidente dos EUA deu sinal verde para o novo governo sírio.