Jason Miller , ex-assessor e conselheiro do presidente norte-americano Donald Trump , declarou que o ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), “é um gangster de terceira categoria determinado a usar a guerra política para manter o presidente Jair Bolsonaro fora das urnas”.

A afirmação foi feita nesta terça-feira (09), quando Miller compartilhou no X uma publicação do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Na postagem, o parlamentar criticava os argumentos apresentados por Moraes para justificar a condenação de Bolsonaro.

.@STF_oficial @Alexandre de Moraes is showing why HE - and nobody else - is the greatest threat to democracy in the Western Hemisphere. Moraes is a third-tier gangster set on using political lawfare to keep President @jairbolsonaro off the ballot.#FreeBolsonaro ???????? https://t.co/5gi477QKQq — Jason Miller (@JasonMiller) September 9, 2025

“Sabe aquela reunião na qual Bolsonaro falou que não queria ver o Brasil virando uma ditadura?”, escreveu Gayer. “Moraes diz que Bolsonaro estava ali planejando tornar o Brasil uma ditadura. Somos todos Bolsonaro.”

Ao comentar a publicação, Miller acrescentou que “Moraes está mostrando por que ele – e ninguém mais – é a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”.

Na mesma data, o julgamento que envolve Bolsonaro e outros sete réus, acusados de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado, teve novos desdobramentos. Por volta das 17h, o presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, encerrou a sessão após o voto do ministro Flávio Dino, que acompanhou o relator Alexandre de Moraes. Pela manhã, Moraes havia se posicionado pela condenação dos acusados.

Com isso, o placar parcial ficou em 2 a 0 a favor da condenação do grupo. O julgamento será retomado às 9h desta quarta-feira, 10, quando o próximo voto será o do ministro Luiz Fux, que já sinalizou uma possível divergência em relação ao entendimento de Moraes. Não haverá sessão no período da tarde.

Sem anúncio no momento