A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o algoritmo e o conselho de administração do TikTok nos Estados Unidos passarão a ser controlados por americanos. A medida integra um acordo firmado com a China para evitar a proibição do aplicativo no país, segundo disse em entrevista à emissora Fox News .
Pelo acerto, seis das sete cadeiras do novo conselho do TikTok nos EUA serão ocupadas por cidadãos norte-americanos, que terão a função de supervisionar o funcionamento do algoritmo, ponto central das preocupações do governo em relação à segurança de dados.
“Estamos totalmente certos de que o acordo foi fechado e agora avançaremos para assiná-lo junto aos nossos parceiros chineses”, declarou Leavitt.
Outro ponto estabelecido é que a empresa Oracle ficará responsável por gerenciar a privacidade e a proteção das informações dos usuários americanos, em uma tentativa de garantir que esses dados não sejam utilizados de forma inadequada.