O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba , renunciou ao cargo em meio a um momento delicado enfrentado pelo país. Ele fez o anúncio nesse domingo (7) e comunicou que será realizada uma eleição emergencial.
No poder há menos de um ano, Shigeru Ishiba determinou que o Partido Liberal Democrata (PLD) realize o novo pleito. A legenda governou o Japão por quase toda a era pós-guerra.
Em entrevista à imprensa, Ishiba afirmou que permanecerá exercendo suas funções até a escolha do seu sucessor.
A coalizão do primeiro-ministro perdeu maioria no Parlamento, em um contexto de insatisfação popular, sobretudo com o aumento do custo de vida. Um dos seus últimos atos como premiê foi fichar acordo comercial com os Estados Unidos.