Fechar
GP1

Internacional

Vaticano enfrenta “demissão em massa” após morte do Papa Francisco

A medida afeta um vasto grupo de cardeais, bispos, religiosos que atuavam nos mais altos níveis.

Com o falecimento do Papa Francisco, praticamente todos os cargos de comando da Cúria Romana — estrutura administrativa central da Igreja Católica — ficaram automaticamente vagos. A Constituição Universi Dominici Gregis, que rege a sucessão papal, determina que, durante o período conhecido como sede vacante, os chefes de dicastérios (departamentos vaticanos) deixam seus cargos, restando ao novo pontífice a escolha entre reconduzi-los ou nomear novos responsáveis.

A medida afeta um vasto grupo de cardeais, bispos, religiosos e até leigos que atuavam nos mais altos níveis do governo eclesiástico. A única exceção são cargos considerados essenciais durante a transição, como o penitenciário-mor (cardeal Angelo de Donatis), o esmoler do papa (cardeal Konrad Krajewski) e o camerlengo (cardeal Kevin Farrell), responsável por tarefas administrativas no período entre pontificados.

Foto: DivulgaçãoVaticano
Vaticano

Até a morte de Francisco, a Cúria era liderada por figuras como Pietro Parolin (Secretaria de Estado), Victor Manuel Fernández (Doutrina da Fé), e Lazzaro You Heung-sik (Clero), entre outros. Com a Cúria esvaziada, o governo ordinário da Igreja fica temporariamente nas mãos do Colégio dos Cardeais, com poderes restritos, até a eleição de um novo papa.

Historicamente, pontífices como Bento XVI e o próprio Francisco mantiveram boa parte dos chefes herdados de seus antecessores. Ainda assim, a decisão de reconduzi-los ou não caberá ao próximo papa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->