Na manhã deste sábado (26), o Vaticano divulgou imagens do interior da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde foi sepultado o corpo do Papa Francisco. O local, que permanecerá aberto ao público, também abriga os túmulos de outros sete pontífices.
A cerimônia de sepultamento foi reservada a poucos familiares e membros da Igreja, sendo conduzida a portas fechadas pelo cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell.
Atendendo a um desejo pessoal, Francisco optou por não ser enterrado nas Grutas Vaticanas — espaço tradicionalmente destinado aos papas, sob a Basílica de São Pedro —, escolhendo em vez disso a Basílica de Santa Maria Maggiore, com a qual mantinha uma forte ligação espiritual.
Nesta semana, o Vaticano também divulgou a imagem do projeto do túmulo: uma estrutura de mármore simples, escavada no chão, sem ornamentos, trazendo apenas a inscrição "Franciscus".
As homenagens começaram às 10h no horário local (5h da manhã em Brasília), com a missa de corpo presente celebrada na Praça de São Pedro. Logo depois, o cortejo fúnebre conduziu o caixão do papa pelas ruas do Vaticano, da Basílica de São Pedro até Santa Maria Maggiore.
O funeral marcou o início dos nove dias de luto oficial da Igreja Católica. Ao fim desse período, será convocado o Conclave, que elegerá o novo papa.
Ver todos os comentários | 0 |