Fechar
GP1

Timbiras - Maranhão

Ex-PM condenado por matar Samuel Borges é submetido a novo julgamento

O julgamento teve início nesta terça-feira (02), no Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto.

O ex-policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, condenado a 9 anos de prisão pelo assassinato do cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel Sousa Borges, está sendo submetido a um novo Tribunal Popular do Júri, nesta terça-feira (02), no Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto. Desta vez, pelo homicídio de um jovem identificado como Felipe da Silva Araújo, morto com um tiro no rosto.

O crime ocorreu em 16 de agosto do ano de 2018, na Avenida José de Moura Santos, no bairro Pedra Mole, zona leste da Capital.

A investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou, por meio de um exame microcomparação balística, que o projétil encontrado no corpo de Felipe da Silva Araújo partiu da mesma arma utilizada pelo ex-PM do Maranhão, que matou o cabo Samuel Borges na frente de seu filho, no ano de 2019.

Foto: Facebook/Francisco RibeiroSoldado da PM Francisco Ribeiro dos Santos Filho
Ex-PM Francisco Ribeiro dos Santos Filho

O julgamento iniciou na manhã desta terça-feira e seguirá durante a tarde.

Conforme a denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, por volta das 16 horas, do dia 16 de agosto de 2018, nas imediações do depósito veículos da empresa Vip Leilões, no bairro Pedra Mole, Francisco Ribeiro, utilizando uma arma de fogo, efetuou disparos contra Felipe, causando-lhe lesões que ocasionaram na sua morte.

Segundo a Polícia Militar, no dia do crime, a vítima estava caminhando na rua e foi executada. A investigação do crime apontou que o assassinato foi motivado por rixas antigas. Felipe foi atingido com um único disparo no rosto.

Duplo homicídio

Além da morte de Felipe, Francisco Ribeiro ainda é acusado de um duplo homicídio ocorrido no dia 6 de dezembro de 2018, também no bairro Pedra Mole. Na ocasião, Pedro Henrique de Sousa Florêncio, 20 anos, e Diego Armando Alves do Nascimento, de 16 anos, foram mortos a tiros.

Morte do cabo Samuel

Samuel de Sousa Borges, de 30 anos, foi assassinado na frente do próprio filho no início da tarde da sexta-feira, 1º de fevereiro de 2019, próximo a uma escola no bairro Jóquei, na zona leste de Teresina. Uma briga de trânsito teria motivado o crime. Samuel era policial do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), mas estava a serviço da Vice-Governadoria do Piauí.

Foto: DivulgaçãoCabo Samuel de Sousa Borges
Cabo Samuel de Sousa Borges

Nesse crime, Francisco Ribeiro foi condenado a nove anos de prisão. A decisão do conselho de sentença ocorreu na noite da quarta-feira, 28 de setembro de 2022, depois de mais de 12 horas de julgamento.

A sessão do Júri ocorreu na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, no auditório do Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, e foi presidida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.