O Exército Brasileiro enviou 28 veículos blindados para Roraima para que seja reforçada a segurança na fronteira entre a Venezuela e a Guiana. Os dois países estão em uma disputa territorial. O envio de equipamentos militares foi realizado durante a “Operação Roraima”.

A operação do exército tem como principal objetivo, fortalecer a prontidão operacional e logística na Amazônia Ocidental, aumentando 10% do efetivo de tropas do Comando Militar do Norte e no Comando Militar da Amazônia. Além do reforço de veículos, o pelotão do Exército na capital de Roraima terá 600 soldados.

Por meio de uma nota, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que, “a chegada dos blindados é resultado do planejamento do Exército Brasileiro voltado para reforçar e priorizar a Amazônia”.

Os veículos saíram da cidade de Campo Grande (MS), no dia 17 de janeiro, passando por Manaus e agora segue para Roraima.

Disputa territorial

O envio de tropas e equipamentos militares ocorre após a escalada de tensões entre a Venezuela e Guiana que estão disputando a região de Essequibo. Nesse embate, o país venezuelano busca anexar uma área da Guiana com cerca de 160 mil quilômetros.