O empresário Elon Musk, proprietário da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, irá depor em uma audiência na Câmara dos Estados Unidos no dia 8 de maio. A audiência irá abordar a série de reportagens conhecida como “Twitter Files”, que denunciou a pressão do governo dos Estados Unidos para a retirada de conteúdos da rede social. Um grupo de deputados brasileiros planeja viajar a Washington para acompanhar a sessão.

Os “Twitter Files” são uma série de reportagens publicadas na própria rede social após a aquisição de Musk em 2022. Essas reportagens trouxeram à luz a pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos para a remoção de certos conteúdos da plataforma. Recentemente, os “Twitter Files Brazil” começaram a ser publicados, acusando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de censura no Brasil.

As acusações contra Moraes se referem à determinação de retirada de posts e perfis na rede social X. Este tópico deve ser um dos principais assuntos discutidos durante a audiência de Musk na Câmara dos Estados Unidos. A alegação é de que Moraes teria censurado certos conteúdos na plataforma, uma acusação que ganhou destaque após a publicação dos “Twitter Files Brazil”.

Entre os deputados federais brasileiros que planejam viajar a Washington para a audiência estão Julia Zanatta (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A informação foi inicialmente divulgada pela Folha de S.Paulo e posteriormente confirmada pela assessoria de Van Hattem. Na semana passada, um relatório parcial de um subcomitê da Câmara dos Estados Unidos acusou Moraes de censura, incluindo cópias de despachos do ministro para a derrubada de perfis e posts no X.