Fechar
GP1

Mundo

Reunião contra tráfico de seres humanos é convocada por Papa

Conferência buscará examinar avanços na luta pelo mundo.

Uma conferência internacional com autoridades das forças de ordem de 20 países foi convocada pelo papa Francisco, para os dias 9 e 10 de abril. O objetivo consiste em examinar os avanços na luta contra o tráfico de seres humanos.

De acordo com os números da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico ilegal gera lucros de 32 bilhões de dólares e afeta uma média anual de 2,4 milhões de pessoas. A conferência será realizada pelos bispos britânicos na Academia Pontifícia para as Ciências, dentro do Vaticano.

Imagem: DivulgaçãoPapa Francisco convoca reunião contra tráfico internacional de seres humanos.(Imagem:Divulgação)Papa Francisco convoca reunião contra tráfico internacional de seres humanos.

O papa, que é filho de imigrantes italianos, condenou esta forma de "escravidão moderna" que afeta tanto regiões pobres e subdesenvolvidas, quanto os países ricos, onde traficantes recrutam mulheres para a exploração sexual das ex-Repúblicas Soviéticas, da Ásia e da América Latina.

Participarão importantes personalidades da Igreja Católica provinientes dos países mais atingigos pelo fenômeno, como o cardeal africano John Onaiyekan, vítimas do tráfico, além dos líderes da Interpol e da Europol.

De acordo com a ONU, os dados desse tipo de crime, se agravou a partir do ano 2000 devido aos efeitos da globalização. Um Protocolo foi redigido pelo órgão sobre a prevenção, supressão e perseguição deste tráfico, particularmente de mulheres e crianças, e foi adotado conjuntamente por 117 membros.

Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2012, entre os anos 2002 e 2010 mais de vinte milhões foram vítimas do trabalho forçado, incluindo as vítimas do tráfico de pessoas e de exploração sexual.

Em novembro, a pedido do papa Francisco, foi realizada no Vaticano a primeira reunião sobre o tema, na qual participaram vários especialistas, assim como religiosos responsáveis pela reinserção social das vítimas, sobretudo prostitutas. Com informações do G1.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.