Fechar
GP1

Mundo

Obama pede liberdade para cubanos e pretende derrubar embargo

O presidente norte-americano disse que "política da Guerra Fria não faz mais sentido".

Nesta terça-feira (22), durante sua visita histórica a Cuba, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que vai trabalhar com o Congresso americano para derrubar o embargo econômico ao país e pediu liberdade para o povo cubano.

O presidente foi aplaudido de pé pelo público que acompanhava o discurso no Gran Teatro, em Havana. Obama foi o primeiro presidente estadunidense a visitar a ilha em 88 anos. No discurso ele pediu liberdade política, de expressão e religiosa para os cubanos.
Imagem: ReutersRaúl Castro e Barack Obama(Imagem:Reuters)Raúl Castro e Barack Obama

"Tenho que falar honestamente sobre as coisas que eu e o povo americano acreditamos. Eu acredito, mas não posso obrigar vocês a acreditar, mas acho que deveriam. Acredito que todos devem ser iguais perante a lei e que não devem ter medo de falar o que pensam. Que todos devem ter liberdade para praticar a fé que acreditam e que devem votar em eleições democráticas. Os direitos humanos são universais, para americanos, cubanos e todo o mundo", disse Obama.

Obama se dirigiu a Raúl Castro e disse que ele “não deve temer nem aos EUA nem as vozes diferentes do povo cubano”. O norte-americano disse que a reconciliação com os exilados cubanos é fundamental para o futuro do país.

A visita de Obama a Cuba foi uma tentativa de “derrubar o último remanescente de Guerra Fria”, segundo o presidente. “É tempo de deixarmos o passado para trás e pensar num futuro juntos. Um futuro de esperança", afirmou.

O presidente estadunidense pediu que os jovens “construam algo novo” e disse que “o futuro de Cuba tem que estar nas mãos do povo cubano”. "Eu acredito no futuro porque acredito no povo cubano para tomar as decisões certas".

Embargo

Obama pretende acabar com o embargo econômico vigente desde 1962 e disse que os Estados Unidos quer retornar sua relação com o povo cubano e não somente com o governo cubano. "Queremos abrir as portas para mais oportunidades para o povo cubano", disse Obama.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.