Fechar
GP1

Mundo

Trump ordena renúncia de 46 procuradores nomeados por Obama

O presidente dos Estados Unidos já havia demitido 47.

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a demissão de 46 procuradores designados durante a gestão do ex-presidente Barack Obama.

De acordo com informações da Veja, a demissão do procurador de Manhattan, Preet Bharara, surpreendeu. Ele é conhecido por suas investigações de casos de corrupção pública. Segundo o jornal The New York Times, Bharara encontrou o republicano em novembro e contou a jornalistas que tanto Trump quanto Jeff Sessions, o novo procurador-geral, o pediram para permanecer no cargo. Não se sabe o motivo da mudança de ideia.

  • Foto: Divulgação Donald TrumpDonald Trump

O próprio Bharara afirmou que foi demitido. “Eu não renunciei. Instantes atrás eu fui demitido. Ter sido procurador em Nova York será para sempre a maior honra da minha carreira profissional”, desabafou em sua conta no Twitter. A demissão do advogado federal fechou um impasse com a administração Trump, que começou quando Bharara recusou a ordem da Casa Branca para se demitir.

Ao todo, são 94 procuradores federais, um para cada distrito. Segundo a CNN, a vice-procuradora-adjunta Dana Boente havia começado a chamar os procuradores para comunicar a decisão, quando o Departamento de Justiça soltou um comunicado à imprensa anunciando as demissões.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.