Fechar
GP1

Mundo

Exército Sírio reconquista cidade histórica de Palmira

Os jihadistas assumiram o controle de Palmira no início de 2015, foram expulsos em março de 2016, e reconquistaram a cidade síria em dezembro.

  • Foto: STR/AFPExército Sírio retoma Palmira do Estado IslâmicoExército Sírio retoma Palmira do Estado Islâmico

O Exército da Síria, com o apoio da aviação russa, reconquistou do Estado Islâmico (EI), a cidade de Palmira, famosa por suas ruínas monumentais.

"O EI se retirou completamente de Palmira”, disse o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). “Mas o exército sírio continua limpando a periferia da cidade e ainda não se instalou completamente”, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. Segundo o órgão, a área que abriga o sítio arqueológico mais famoso da Síria “está cheio de minas terrestres”.

De acordo com informações da Veja, o diretor-geral de Antiguidades e Museus da Síria, Maamun Abdelkarim, recebeu a notícia da reconquista da “pérola” do país “com uma mistura de alegria e medo”, temendo a destruição provocada pelos combates e pelos extremistas. Desde 2015, os extremistas islâmicos destruíram os mais belos templos desta cidade de mais de 2.000 anos de idade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.