Fechar
GP1

Mundo

Malásia libera corpo de Kim Jong-nam para Coreia do Norte

Os dois países fizeram um acordo após negociações, onde em troca, as autoridades norte-coreanas liberaram os nove cidadãos malaios que estavam retidos em Pyongyang.

Nessa quinta-feira (30), o governo da Malásia autorizou que o corpo de Kim Jong-nam, o irmão mais velho do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, seja entregue à Coreia do Norte. Kim Jong-nam foi assassinado em fevereiro, no aeroporto da Malásia.

Os dois países fizeram um acordo após negociações, onde em troca, as autoridades norte-coreanas liberaram os nove cidadãos malaios que estavam retidos em Pyongyang, desde fevereiro, para que retornem ao seu país, segundo Najib Razak, primeiro-ministro da Malásia. O governante indicou que o grupo já saiu da capital da Coreia do Norte hoje e chegará a Kuala Lumpur amanhã.

“Nós vamos permitir agora que os norte-coreanos no país deixem a Malásia. Além disso, após concluir a autópsia do corpo e receber um pedido de sua família, requerendo que os restos mortais sejam devolvidos à Coreia do Norte, foi autorizada a devolução do corpo”, afirmou Najib.

Mesmo com o acordo, as autoridades malaias continuarão com as investigações policiais. “Ordenei que fossem adotadas todas as medidas possíveis para levar os culpados à Justiça”, acrescentou o premiê.

  • Foto: Toshifumi Kitamura / AFPKim Jong-namKim Jong-nam

Kim Jong-nam morreu depois de ter sido envenenado duas mulheres com o agente VX, uma arma química letal de uso muito restrito, no aeroporto da capital malaia. A polícia malaia conseguiu prender as duas mulheres, acusadas pelo assassinato e procura sete norte-coreanos: quatro fugiram do país e os outros três podem estar escondidos na Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, segundo imprensa local.

De acordo com a Veja, as investigações realizadas pela polícia malaia criou um grave um conflito diplomático entre o país o regime norte-coreano, que discorda das conclusões da perícia, e o governo malaio, que quer continuar os procedimentos estabelecidos por suas leis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.