Fechar
GP1

Mundo

Otan condena abusos do grupo extremista Talibã no Afeganistão

O secretário-geral do órgão informou que estão discutindo saídas que possam ajudar a amenizar a crise.

Nesta terça-feira (17), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, condenou os abusos que vem sendo cometidos pelo grupo extremista Talibã, no Afeganistão. Os ataques têm sido intensos desde a última semana no país, após a retirada das tropas norte-americanas do território por ordens do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Em nota à imprensa, emitida nesta manhã, o secretário informou que o órgão está reunido para discutir saídas que possam ajudar a amenizar a crise no país oriental.

“Os aliados da Otan estão profundamente preocupados com os altos níveis de violência causados pela ofensiva do Talibã, incluindo ataques a civis, assassinatos seletivos, entre outros. O Talibã precisa entender que não será reconhecido pela comunidade internacional, se tomar o país à força”, diz a nota.

A situação no país é crítica, milhares de pessoas forem de diferentes regiões em busca de apoio na capital, em Cabul, para escapar do grupo extremista Talibã. Stoltenberg também disse que os membros da Otan querem mantem representações diplomáticas na capital para prestar assistência às vítimas de violações de direitos humanos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.