Fechar
GP1

Mundo

Novo secretário do Tesouro britânico admite erros de Liz Truss

Jeremy Hunt disse que prevê aumento de impostos e aperto nos gastos públicos nos próximos meses.

O novo secretário do Tesouro do Reino Unido, Jeremy Hunt, admitiu nesse sábado, 15, ter havido erros do governo de Liz Truss e sugeriu que pode reverter muitos dos planos de corte de impostos da primeira-ministra após semanas de turbulência econômica e política. Ele disse que terá que tomar decisões muito difíceis e fará uma mudança de rumo, o que pode não ser suficiente para a premiê salvar seu cargo já em questionamento.

Hunt, que foi nomeado na sexta-feira, 14, para substituir Kwasi Kwarteng, disse que os impostos podem aumentar e os orçamentos de gastos públicos provavelmente serão espremidos ainda mais nos próximos meses. Na sexta-feira, Truss demitiu Kwarteng e abandonou sua promessa de corte no imposto corporativo enquanto tentava manter seu emprego, depois de apenas seis semanas no cargo.

Hunt disse que Truss reconhece seus erros e vai corrigi-los. O novo secretário e a premiê devem se reunir neste domingo, 16. “Foi errado cortar a taxa máxima de imposto para os mais bem pagos em um momento em que teremos que pedir sacrifícios de todos para passar por um período muito difícil”, disse Hunt à BBC. “E foi errado voar às cegas e anunciar esses planos sem garantir às pessoas com a anuência do Escritório de Responsabilidade Orçamentária que realmente podemos pagar por eles”, acrescentou.

Hunt também indicou que os impostos podem aumentar e alertou que será difícil, embora tenha se recusado a dar detalhes sobre como planeja equilibrar as contas antes de uma declaração fiscal completa prevista para 31 de outubro. “Os gastos não aumentarão tanto quanto as pessoas gostariam e todos os departamentos do governo terão que encontrar mais eficiências do que planejavam. E alguns impostos não serão cortados tão rapidamente quanto as pessoas querem”, disse ele.

Hunt, que concorreu duas vezes nas disputas de liderança do Partido Conservador, é um legislador experiente que já ocupou cargos importantes no governo, inclusive como secretário de Relações Exteriores. Seus comentários neste sábado sugerem que ele pode desmantelar muitas das promessas econômicas pelas quais Truss fez campanha e tentou implementar durante suas primeiras semanas no cargo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.