Fechar
GP1

Mundo

Pedro Castillo se pronuncia pela primeira vez após prisão

O ex-presidente se manifestou contra a nova presidenta, Dina Boluarte, a quem chamou de "usurpadora".

O ex-presidente do Peru, Pedro Castillo usou suas redes sociais nesta segunda-feira (12) para chamar a nova presidenta Dina Boluarte de “usurpadora”. Em carta publicada no seu twitter, ele afirma que está no momento mais difícil de seu governo.

Essa é a primeira declaração de Castillo desde que foi preso após tentar instaurar um golpe dissolvendo o Congresso peruano. O ex-presidente é acusado de violar a ordem constitucional e “conspirar” contra o Estado.

Após prisão e impeachment do presidente, Dina Boluarte vem sugerindo o adiantamento das eleições gerais para 2024, o que desagradou bastante Castillo. “Falo com vocês no momento mais difícil do meu governo, humilhado, incomunicável, maltratado e sequestrado”, desabafou.

“Falo com você para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que ostensivamente detenho como Presidente[...] Basta de abusos! Assembleia Constituinte Agora! Liberdade Imediata!”, pronunciou.

Possivelmente dopado

Em coletiva de imprensa, o advogado de Pedro Castillo, Guillermo Oliveira, Castillo não lembra do momento em que leu o texto que propunha o dissolvimento do Congresso. Segundo ele, o ex-presidente estava sedado durante a tentativa de golpe de Estado.

“A pessoa que me ligou disse que deram a ele uma bebida, uma suposta água. Depois de beber a água, ele sentiu-se atordoado. Por isso leu. Todo mundo viu que ele estava lendo trêmulo. Eu hipotetizo mais: além de trêmulo, ele estava um pouco sedado, grogue”, afirmou o advogado.

O ex-chefe de gabinete, Guido Bellido, também acredita nessa possibilidade. Ao perguntar o motivo da leitura do texto, “Castillo respondeu que não se lembrava”, afirmou Bellido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.