Fechar
GP1

Mundo

Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão por corrupção

Mesmo com a condenação, a vice-presidente da Argentina não será presa, por ter foro privilegiado.

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada pela Justiça do país a 6 anos de prisão, em julgamento ocorrido nesta terça-feira (6). Com a sentença, a ex-presidente ficará inelegível.

Cristina Kirchner foi julgada pela acusação de ter chefiado organização criminosa que teria desviado dinheiro público. A vice-presidente nega as acusações e diz que está sendo vítima de perseguição política.

Mesmo com a condenação, Kirchner não será presa, por ter foro privilegiado. A ex-presidente da Argentina ainda pode recorrer da sentença em outras instâncias da Justiça até chegar na Suprema Corte. Caso seja condenada em última instância, ela perderá para sempre o direito de ocupar cargo público.

Acusação

O Ministério Público acusou Cristina Kirchner de liderar organização criminosa durante o período em que o marido Néstor Kirchner – já falecido – foi presidente (de 2003 a 2007), e também quando ela própria presidiu a Argentina (2007 a 2015).

Segundo a acusação a organização criminosa cometeu fraudes que desviaram US$ 1 bilhão dos cofres públicos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.