Fechar
GP1

Mundo

Putin decidiu invadir Ucrânia e já comunicou às Forças Armadas

Informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (11) pela rede pública americana PBS News.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu invadir a Ucrânia e já teria comunicado Às Forças Armadas russas. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (11) pela rede pública americana PBS News.

De acordo com o Metrópoles, o governo do Estados Unidos afirmou ter informação de que Putin deve invadir o território ucraniano antes do fim da Olimpíada de Inverno de Pequim, prevista para terminar dia 20 de fevereiro.

“Continuamos a ver sinais de escalada russa, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, declarou o conselheiro nacional de segurança dos EUA, Jake Sullivan, em comunicado oficial.

A tensão entre os países teve início quando a Rússia exigiu do Ocidente uma garantia de que a Ucrânia não venha aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança de 30 países liderada pelos Estados Unidos. Putin vê essa possível adesão como uma ameaça.

Alerta da Otan

Ao longo das últimas semanas, Putin se reuniu com lideranças de vários países, como França e Reino Unido, na tentativa de arranjar uma solução para o dilema. As tentativas foram frustradas.

Nesta sexta (11) a Otan alertou que a Europa está enfrentando um “momento perigoso”, enquanto a Rússia inicia um segundo dia de exercícios militares perto das fronteiras da Ucrânia. Antes, o presidente dos EUA, Joe Biden, já havia feito um apelo para que os cidadãos norte-americanos deixassem o território ucraniano imediatamente.

Além dos EUA, Japão, Holanda e Coreia do Sul pediram que seus cidadãos deixassem a Ucrânia rapidamente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.