Fechar
GP1

Mundo

Petro assume como primeiro presidente de esquerda da Colômbia

O ex-senador fará o juramento no início da tarde diante de uma extensa delegação de convidados.

A Colômbia inicia neste domingo, 7, uma nova era política com a ascensão de Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da história que promete transformações profundas em um país desigual e sitiado pela violência do narcotráfico.

O ex-senador de 62 anos, que há três décadas deixou a violência armada, fará o juramento no início da tarde deste domingo, diante de uma extensa delegação de convidados internacionais.

Foto: Reprodução/FacebookGustavo Petro
Gustavo Petro

Petro sucederá no poder o impopular Iván Duque e governará por quatro anos um país de 50 milhões de habitantes, que pela pela primeira vez entrará no campo da esquerda na região, momento que poderá consolidar-se com o retorno de Lula ao poder no Brasil.

“Vai começar o primeiro governo que esperamos que seja da paz. Que possa trazer à Colômbia o que têm faltado durante séculos que é a tranquilidade e a paz. Aqui inicia um governo que luta por justiça ambiental”, disse Petro no sábado, 6, em um ato na capital Bogotá.

Ele que foi o líder da oposição nas últimas décadas assume com uma bateria de reformas em mente e as expectativas a reboque da metade do país que optou por ele na votação de 19 de junho.

Com Petro, a ambientalista Francia Márquez, 40, será alçada a primeira vice-presidente afro de uma nação que historicamente esteve governada pelas elites de homens brancos.

A Colômbia entra em um período de mudanças, com um esquerdista no comando, um Congresso a seu favor e uma oposição enfraquecida diante do declínio do ex-presidente Álvaro Uribe, entre 2002 e 2010, o chefe da direita.

Preto parte de uma posição invejável, com a maioria ampla no Congresso e, em relação às ruas, conta com apoio que nenhum governo anterior teve nos últimos anos, comenta à AFP o analista Jorge Restrepo, do Centro de Recursos para el Análisis de Conflictos (Cerac).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.