Fechar
GP1

Mundo

Jornalistas são presos por vazarem vídeo de presidente fazendo xixi

A situação ocorreu durante uma cerimônia, quando o presidente urinou nas calças em público.

Seis jornalistas de uma emissora de TV no Sudão foram presos na sexta-feira, 6 de janeiro, após vazarem na internet o vídeo do presidente do país, Salva Kiir, fazendo xixi, durante uma cerimônia oficial. Um comitê que representa a categoria denunciou a prisão dos profissionais ao Ocidente.

Conforme a organização, o vídeo começou a circular nas redes sociais em dezembro. Nas imagens, é possível ver o político em pé, apoiado em uma bengala e com a mão no peito, durante a execução do Hino Nacional, quando começa a fazer xixi.

Os jornalistas estão detidos em um presídio conhecido como Blue House, na sede do Serviço de Segurança Nacional. Muthoki Mumo, representante da organização a favor dos profissionais na África Subsaariana, afirmou que as prisões são “arbitrárias”.

“As autoridades devem libertar, incondicionalmente, esses seis funcionários e garantir que possam trabalhar sem mais intimidações ou ameaças de prisão”, declarou Muthoki Mumo.

O Sindicato dos Jornalistas do Sudão do Sul também pediu o fim das investigações sobre os jornalistas. “Se houve má conduta profissional ou infração, as autoridades devem tratá-la de forma justa, transparente e de acordo com a lei”, defendeu a instituição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.