Fechar
GP1

Mundo

Israel retira diplomatas da Turquia após presidente defender o Hamas

Presidente turco afirmou que o Hamas não é organização terrorista e descreveu Israel como um ocupante.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, convocou neste sábado (28) diplomatas que atuam na Turquia em resposta a “graves declarações” do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que, durante uma manifestação pró-Palestina, em Istambul, acusou Israel de cometer crimes de guerra em Gaza e culpou o Ocidente pelos massacres na região. Além disso, o presidente da Turquia saiu em defesa do Hamas, pois no país a organização não é considerada terrorista.

Erdogan participou do evento que reuniu milhares de pessoas em Istambul e direcionou seu discurso à base política islâmica, com a presença dos líderes dos partidos nacionalistas e islâmicos aliados. Esses aliados ajudaram Erdogan a garantir a vitória nas eleições apertadas de maio.

Foto: Reprodução/XPresidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan
Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan

No discurso, Erdogan afirmou que o Hamas não é uma organização terrorista e descreveu Israel como um ocupante. Ele também condenou as mortes de civis israelenses causadas pelo ataque do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, que matou 1.400 pessoas.

Apesar da condenação, Erdogan chamou o Hamas de “combatentes pela liberdade”. Ao contrário de muitos aliados da OTAN, a Turquia não considera o Hamas uma organização terrorista. Analistas políticos sugerem que Erdogan está interessado em intensificar as críticas ao ataque de Israel na Faixa de Gaza.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.