Fechar
GP1

Mundo

Brasileiros ficam fora de nova lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza

Os brasileiros que continuam em Gaza enfrentam escassez de água, alimentos e remédios no local.

As autoridades de Gaza divulgaram nesta sexta-feira (03), uma nova lista contendo os nomes de civis que poderão atravessar da Faixa de Gaza para o Egito. A travessia só foi possível após um acordo fechado entre Israel, Egito e o Hamas. Porém mais uma vez os brasileiros que estão no local, foram deixados de fora do acordo.

“O ministro Mauro Vieira manteve há pouco novo contato telefônico com Sameh Shoukry, chanceler do Egito, no qual reiterou gestões pela liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados”, diz o Itamaraty, por meio de nota publicada nas redes sociais.

A lista, publicada pela administração do posto de controle de Rafah, por onde é feita a passagem, contém 571 nomes de pessoas com diferentes cidadanias, como dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Esse é o terceiro grupo de estrangeiros que poderão deixar o território após o início da guerra.

A primeira lista, que foi divulgada na quarta-feira (01), tinha quase 500 nomes. Pessoas do México, Hungria, Croácia, Coreia do Sul, Azerbaijão, Grécia, Chade, Bahrein, Itália, Suíça, Sri Lanka, Holanda, Bélgica e Macedônia do Norte, foram liberadas para realizarem a passagem.

A Embaixada do Brasil na Palestina negocia com o Egito e Israel para a repatriação de 34 pessoas que esperam ajuda para deixar a Faixa de Gaza. Dessas, 24 são brasileiros e 10 são palestinos que pediram apoio do Brasil para a migração. Os brasileiros em Gaza enfrentam escassez de água, alimentos e remédios no local.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.