Fechar
GP1

Mundo

Tribunal de Haia proíbe Nicolás Maduro de anexar território da Guiana

Há décadas a Venezuela disputa com a Guiana o território de Essequibo, região rica em petróleo.

A Corte Internacional de Justiça, também conhecida como Tribunal de Haia, decidiu, nesta sexta-feira (01), que a Venezuela não pode anexar uma região rica em petróleo situada na Guiana, sobre a qual o país de Nicolás Maduro afirma ter soberania.

O tribunal declarou, por unanimidade, que ainda não é possível definir qual país deve ficar com Essequibo, e assim ficou determinado que a Venezuela não poderá anexar o território, que vem sendo disputado há muitas décadas.

Foto: Reprodução/InstagramNicolás Maduro
Nicolás Maduro

Essequibo, que possui área maior que a Inglaterra, representa 70% do território da Guiana e faz fronteira com o Norte do Brasil.

Os juízes da Corte Internacional de Justiça determinaram ainda que qualquer ação de tentativa de apropriação da área por parte da Venezuela deve ser contida.

Maduro não seguirá decisão

Mesmo com a deliberação do Tribunal de Haia, o ditador Nicolás Maduro realizará um referendo no domingo (03) para que a população decida se o país deve ou não anexar o território de Essequibo. A Venezuela não reconhece a Corte Internacional.

Nas redes sociais, Maduro tem conclamado a população a apoiar a disputa em favor da Venezuela.

“A responsabilidade que hoje cabe à nossa geração, a vocês, mulheres e homens venezuelanos, é hastear a bandeira da Guiana Esequiba e iniciar uma nova etapa histórica para a recuperação desta terra que os Libertadores nos legaram”, declarou o ditador em postagem no X/Twitter.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.